Sanepar entra na lista do Índice Carbono Eficiente na Bovespa

A empresa está entre as 100 com mais ações negociadas na Bolsa

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Pela primeira vez, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) passa a integrar a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3 na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa). A empresa está entre as 100 com mais ações negociadas na Bolsa e submeteu seus inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) à B3. O Índice tem relação clara com a sustentabilidade ambiental, com ações de descarbonização da economia e combate às mudanças climáticas.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da empresa, Julio Gonchorosky, a estreia da Sanepar no ICO2 se deve ao comprometimento público da Companhia com a transparência de suas emissões de carbono e às permanentes ações no sentido de reduzir o impacto gerado por elas. “O reconhecimento da Bolsa de Valores vem ao encontro dos esforços da Sanepar em produzir o inventário anual sobre os GEE relacionados às suas atividades, à redução na emissão de gases de efeito estufa e às ações da empresa para a conversão dos GEE em energia, por exemplo”, diz. 

Gonchorosky lembra que a Sanepar é signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja Meta 13 está direcionada para ações de combate às mudanças climáticas, uma das preocupações relacionadas à produção de GEE.

ÍNDICE – O ICO2 existe desde 2010 e é um dos índices de sustentabilidade criado em uma parceria de BM&FBovespa com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente, tem ações de 58 companhias, sendo de 22 setores diferentes, com cerca de R$ 3,3 trilhões em valores de mercado. Todas as instituições que participam do ICO2 devem aderir formalmente à iniciativa e reportar dados de seu inventário anual de gases do efeito estufa à B3.

Desde seu surgimento, a performance do ICO2 foi de 153,85% contra 82,69% do Ibovespa (base de fechamento em 30/12/2020). No mesmo período, o Índice teve menor volatilidade: 24,52% do ICO2 contra 25,39% do Ibovespa.

FONTE: Agência de Notícias do Paraná. Disponível em: <http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=110570&tit=Sanepar-entra-na-lista-do-Indice-Carbono-Eficiente-na-Bovespa>

Continue lendo

Mais Notícias

Inscreva-se para receber novos conteúdos

Enviar mensagem
Olá! Se preferir, inicie o atendimento via WhatsApp